Saúde da mulherEspaço Materno

A Healize dispõe de atendimento especializado voltado para a maternidade em todas as fases: gestação, parto e pós-parto, garantindo suporte e apoio com qualidade e segurança, sem deixar de lado as evidências científicas mais atuais.

Contamos com uma avaliação física minuciosa, levando em conta todos os aspectos que podem gerar desconfortos, dores e problemas de postura na gestação, buscando prevenção e qualidade de vida como prioridade. Uma boa avaliação é padrão ouro para garantir os resultados de qualquer tratamento, principalmente na gestação onde os desconfortos são frequentes.

Oficinas & Cursos
  • Preparação para o parto para casais grávidos
  • Amamentação
  • Cuidados com recém-nascido
  • Shantala e banho de ofurô para o bebê

Entre em contato para mais informações.

Fisioterapia Obstétrica

A Fisioterapia Obstétrica é voltada para tratar e amenizar os desconfortos físicos agudos, comuns durante a gestação, como dor lombar, torcicolo, tendinite, dores pélvicas entre outros.

A Healize possui um protocolo especialmente desenvolvido para a gestação, que será adaptado à necessidade de cada gestante.

Durante as fases de tratamento, contamos com várias técnicas, entre elas: terapias manuais, alongamentos específicos e fortalecimentos de grupos musculares, a fim de melhorar as dores para que a gestante possa voltar à sua rotina diária e de exercícios, com segurança e sem desconfortos.

PROTOCOLO HEALIZE EM OBSTETRÍCIA

01
Avaliação

Avaliação física minuciosa, levando em conta todos os fatores predisponentes para a causa da dor e desconforto.

02
ALÍVIO DA DOR

Com técnicas de terapia manual: liberação miofascial, desativação de pontos gatilhos, alongamento e massagem.

03
CINESIOTERAPIA

Exercícios físicos e respiratórios para a correção, estabilização e equilíbrio do corpo, tratando e prevenindo que a dor e desconforto retornem.

04
ORIENTAÇÕES E APRENDIZAGEM

Sobre alongamentos, postura e ergonomia para ser usado no dia a dia, promovendo um efeito duradouro do tratamento.

05
PILATES ou
GINÁSTICA GESTACIONAL

Após alta para manutenção e prevenção, pois ambas as atividades proporcionam o fortalecimento muscular, estabilização da coluna, mobilidade das articulações e postura correta.

OBS.: o tratamento será realizado de forma individual, cada sessão tem duração de uma hora, podendo ser utilizadas uma ou mais técnicas para cada caso, sem que isso seja cobrado à parte pela quantidade de técnicas. As quantidades de sessões não podem ser estipuladas, pois cada pessoa terá uma resposta ao tratamento em uma quantidade de tempo diferente, podendo ter alta em 3 ou mais sessões, por exemplo.



PILATES PARA GESTANTE

Pilates para gestante é uma atividade de baixo impacto, com adequação dos exercícios a cada trimestre gestacional. O método promove a melhora da capacidade respiratória, concentração, conscientização corporal, sustentação da coluna, correção postural, melhora da flexibilidade, fortalecimento e reequilíbrio muscular com redução de dores nas regiões com sobrecarga articular, ativação do sistema circulatório auxiliando na redução de edema, melhora do equilíbrio, fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico, reduzindo desta forma os sintomas urinários durante e após a gestação.



GINÁSTICA GESTACIONAL

O método de ginástica gestacional proporciona praticas de exercícios respiratórios, concentração, conscientização corporal, correção postural, melhora da flexibilidade e fortalecimento muscular.

Os objetivos são possibilitar uma gestação saudável através do relaxamento, prevenção de dores, além da preparação do corpo para o parto e pós-parto.

Quinzenalmente após as aulas, faremos um lanche, para um bate-papo sobre temas diversos: amamentação, cuidados com o bebê, opções de parto, entre outros. A ginástica gestacional é realizada em grupo de até 4 pessoas.



GINÁSTICA MÃE & BEBÊ

A ginástica pós-parto pode ser feita com o bebê, os exercícios agem na tonificação do abdômen e na recuperação do assoalho pélvico (região que sustenta os órgãos do sistema reprodutor) promovendo uma rápida recuperação e reconquista da qualidade muscular. A ginástica de recuperação pós-parto, quando feita desde o Puerpério (período de seis semanas a contar do dia do parto), ajuda a mulher recuperar mais facilmente a forma, pois permite a associação do exercício físico com a segregação de hormônios como a ocitocina, que ajudam (entre outras coisas) o útero e os órgãos genitais a regressarem ao seu estado anterior à gravidez.

Quinzenalmente após as aulas, faremos um lanche, com o formato de roda de conversa descontraída, sobre os temas diversos (amamentação, cuidados com o bebê, dia a dia com a nova rotina, entre outros) para retomar a socialização e combater o isolamento, frequente no pós-parto.



PREPARAÇÃO PERINEAL PARA O PARTO NORMAL

A preparação perineal consiste em promover o alongamento dos músculos do períneo e tecidos da pele com o objetivo de prevenir ou minimizar lacerações durante a passagem do bebê no parto normal, por meio da massagem perineal e do dispositivo EPI-NO. Esta preparação pode ser iniciada a partir da 33° semana de gestação.

Também se utiliza o EPI-NO para ajudar na percepção do momento da expulsão, simulando o movimento com o balão e com auxílio da respiração, dando a oportunidade da mulher ter a sensação desta fase.

O fisioterapeuta é o único profissional habilitado para avaliar, indicar e orientar a melhor técnica de preparação perineal para o parto.



DRENAGEM LINFÁTICA PARA GESTANTES

A Healize conta com a técnica de drenagem específica para a gravidez, pois na gestação, alguns pontos não devem ser estimulados, a fim de evitar complicações como parto prematuro, por isso a importância de procurar um profissional experiente.

A drenagem linfática conta com inúmeros benefícios, como ativar a circulação sanguínea, prevenindo e diminuindo o inchaço das pernas, pés, mãos e rosto, eliminando o excesso de líquido através da urina, a massagem também relaxa, alívia a tensão e as dores musculares.

Contraindicações:

  • Gravidez de risco;
  • Hipertensão descontrolada;
  • Insuficiência renal;
  • Trombose venosa profunda.


FISIODOULA- Acompanhamento para o parto

Antes do parto, ela orienta o casal sobre o que esperar do parto e pós-parto, fisiologia, amamentação etc. Explica os procedimentos comuns e ajuda a mulher a se preparar, física e emocionalmente para o parto, das mais variadas formas.

Durante o parto, a doula funciona como uma interface entre a equipe de atendimento e o casal. Ela explica os complicados termos médicos e os procedimentos hospitalares e atenua a eventual frieza da equipe de atendimento num dos momentos mais vulneráveis de sua vida. Ela ajuda a parturiente a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto e parto, além de mostrar formas eficientes de respiração, propondo medidas naturais que podem aliviar as dores, como banhos, massagens, relaxamento, etc.

Após o parto ela faz visitas à nova família, oferecendo apoio para o período de pós-parto, especialmente em relação à amamentação e cuidados com o bebê.

Vantagens em ter uma doula:

  • Diminuição em 50% as taxas de cesárea
  • Diminuição em 20% a duração do trabalho de parto
  • Diminuição em 60% os pedidos de anestesia
  • Diminuição em 40% o uso da ocitocina (hormônio geralmente utilizado para começar ou acelerar o trabalho de parto)
  • Diminuição em 40% o uso de fórceps

Em 6 semanas após o parto, as mulheres que tiveram doulas:

  • Menos ansiosas e depressivas
  • Mais confiantes com seu bebê
  • Mais satisfeitas com seu parceiro
  • Maior sucesso na amamentação

Dados em "A Doula faz a diferença" de Nugent in Mothering Magazine, Março-Abril 1998 e "A Doula" By Klays em Childbirth Instructor Magazine, 1995



Ciranda de Mães

Instintivamente a mãe canta e embala seu bebê para acalmá-lo. Isso traz segurança e relaxamento. Ao unir música e alguns passos de dança, este momento pode ficar ainda mais prazeroso.

A Ciranda de Mães consiste em oferecer a oportunidade de relaxar, dançar e inspirar-se nas sensações que o movimento do corpo da mãe e do bebê, juntos, podem propiciar. Com o auxílio do sling (carregador de pano para bebês) as mães podem dançar com mais tranquilidade, explorando seus movimentos.

Idade:
  • Início: bebês a partir de 1 mês (cesárea 1 mês e meio)
  • Até 1 ano (ou enquanto a criança curtir estar no sling)

Gestantes também são bem-vindas!

Aula é composta por:
  • Alongamento mãe
  • Alongamento bebê
  • Dança com sling
  • Alongamento / relaxamento final

Depoimentos

Minha doula, Karen, que me mostrou que muitos “nãos” podem ser convertidos em um único “sim”. Aquele que terá valor para o resto de sua vida, como a fênix faz a mulher renascer das cinzas, que faz adormecer a mulher fragilizada, para dar espaço a mulher dona de si, do seu destino e mãe. E que fez tudo para que isso acontecesse de uma forma serena, cheia de luz e paz. Para você, querida, que foi meu porto seguro, que fez tudo e que viveu minha perda e tornou isso a maior conquista e descoberta da minha vida: Todo amor que houver nessa vida.

Marilene Pereira

A drenagem linfática sempre me ajudou desde antes da gestação, mas principalmente durante ela, quando os inchaços são mais constantes. Além disso, contar com uma profissional bem atualizada me deixa bastante tranquila em relação ao parto (Karen será minha doula), sem contar todo o acolhimento recebido.

Juliana Ferraz

Conheci a Pamela este ano e recebi um enorme benefício para meu corpo e minha saúde. Sua conduta é profissional de grande qualidade, dedicação e seriedade, sempre preocupada em estudar a saúde de cada paciente em particular. Indico sempre seu trabalho!

Liliana

Bem , conhecer a Karen foi um prazer para mim , Gio e nosso filho Pedro . Iniciamos o preparo perineal com ela no terceiro trimestre de gestação com uma consulta atenciosa e profissional na clinica Healize. Tive uma dedicação da Karen desde o primeiro contato, e eu mesmo sendo médica precisei de muitas informações para meu desempenho no parto. Mesmo com o preparo que nosso corpo nos dá para o parto , a massagem perineal e o uso do EPi nos deixaram seguras frente ao trabalho de parto. O Pedro nasceu de 39 semanas e 3 dias de parto normal sem ipisiotomia sem nenhuma laceração em meu períneo , isso nos deixou muito gratas com o atendimento recebido na Healize.

Carolina Cresciulo

Tenho 68 anos e há 2 anos atrás não estava bem, com o corpo todo enrijecido, fortes dores me impossibilitando de andar ou subir degraus, foi quando decidi experimentar o Pilates, foi a minha cura. Gostaria de dizer que o Pilates tem que ser muito bem orientado e bem acompanhado, o que encontrei na Healize, com uma profissional séria, competente e que está sempre se atualizando com cursos e estudos.

Aidir Maria