BLOG

Travei minha Coluna, e agora?

Texto por: Lucas Villalta – Fisioterapeuta e Osteopata   Você foi pegar algo no chão, dobrou a coluna, sentiu muita dor e travou? Leia abaixo as seguintes recomendações que seguem Diretrizes de tratamento para DOR LOMBAR AGUDA, referências no final do texto. 1. Mantenha a calma. Não vá pra o Hospital de primeira, principalmente no meio […]

14 de setembro de 2020
travei-minha-coluna

Texto por: Lucas Villalta – Fisioterapeuta e Osteopata

 

Você foi pegar algo no chão, dobrou a coluna, sentiu muita dor e travou?

Leia abaixo as seguintes recomendações que seguem Diretrizes de tratamento para DOR LOMBAR AGUDA, referências no final do texto.

1. Mantenha a calma. Não vá pra o Hospital de primeira, principalmente no meio de uma pandemia.

2. Dado que a maioria dos pacientes com dor lombar aguda ou subaguda melhora com o tempo, independentemente do tratamento, os pacientes devem selecionar o tratamento não-farmacológico como primeira tentativa.
Iniciar com o calor superficial – (evidência de qualidade moderada), massagem, acupuntura ou manipulação da coluna (evidência de baixa qualidade). Procure por profissionais especializados e certificados em tratamento de dor lombar.

3. Se o tratamento farmacológico for desejado, médicos e pacientes devem selecionar anti-inflamatórios não-esteroidais (AINES) ou relaxantes musculares esqueléticos (evidência de qualidade moderada). (Nota: forte recomendação).

4. Descanse o suficiente para poder mover-se de novo, tente manter-se o mais ativo possível e não fique de “molho na cama”, mas não faça movimentos que gerarão mais dor. O tempo de duração máximo desse período agudo é de até duas (2) semanas.

5. A partir de agora você deve mudar seu estilo de vida, porque se a coluna travou é um sinal de que o corpo está te falando: “Você está judiando de você mesmo, PARE. Devemos mudar.”

6. Sempre consulte um profissional de saúde especializado.

 

Referências

Qaseem A, Wilt TJ, McLean RM, Forciea MA; Clinical Guidelines Committee of the American College of Physicians. Noninvasive Treatments for Acute, Subacute, and Chronic Low Back Pain: A Clinical Practice Guideline From the American College of Physicians. Ann Intern Med. 2017;166(7):514-530. doi:10.7326/M16-2367

Oliveira CB, Maher CG, Pinto RZ, et al. Clinical practice guidelines for the management of non-specific low back pain in primary care: an updated overview. Eur Spine J. 2018;27(11):2791-2803. doi:10.1007/s00586-018-5673-2

French SD, Cameron M, Walker BF, Reggars JW, Esterman AJ. Superficial heat or cold for low back pain. Cochrane Database Syst Rev. 2006;(1):CD004750. Published 2006 Jan 25. doi:10.1002/14651858.CD004750.pub2

Yousefifard M, Zali A, Zarghi A, Madani Neishaboori A, Hosseini M, Safari S. Non-steroidal anti-inflammatory drugs in management of COVID-19; A systematic review on current evidence. Int J Clin Pract. 2020;74(9):e13557. doi:10.1111/ijcp.13557

 

Quer receber mais conteúdos exclusivos semanalmente sobre assuntos como esse e outros? Preencha nosso formulário abaixo:

Depoimentos

Minha doula, Karen, que me mostrou que muitos “nãos” podem ser convertidos em um único “sim”. Aquele que terá valor para o resto de sua vida, como a fênix faz a mulher renascer das cinzas, que faz adormecer a mulher fragilizada, para dar espaço a mulher dona de si, do seu destino e mãe. E que fez tudo para que isso acontecesse de uma forma serena, cheia de luz e paz. Para você, querida, que foi meu porto seguro, que fez tudo e que viveu minha perda e tornou isso a maior conquista e descoberta da minha vida: Todo amor que houver nessa vida.

Marilene Pereira

A drenagem linfática sempre me ajudou desde antes da gestação, mas principalmente durante ela, quando os inchaços são mais constantes. Além disso, contar com uma profissional bem atualizada me deixa bastante tranquila em relação ao parto (Karen será minha doula), sem contar todo o acolhimento recebido.

Juliana Ferraz

Conheci a Pamela este ano e recebi um enorme benefício para meu corpo e minha saúde. Sua conduta é profissional de grande qualidade, dedicação e seriedade, sempre preocupada em estudar a saúde de cada paciente em particular. Indico sempre seu trabalho!

Liliana

Bem , conhecer a Karen foi um prazer para mim , Gio e nosso filho Pedro . Iniciamos o preparo perineal com ela no terceiro trimestre de gestação com uma consulta atenciosa e profissional na clinica Healize. Tive uma dedicação da Karen desde o primeiro contato, e eu mesmo sendo médica precisei de muitas informações para meu desempenho no parto. Mesmo com o preparo que nosso corpo nos dá para o parto , a massagem perineal e o uso do EPi nos deixaram seguras frente ao trabalho de parto. O Pedro nasceu de 39 semanas e 3 dias de parto normal sem ipisiotomia sem nenhuma laceração em meu períneo , isso nos deixou muito gratas com o atendimento recebido na Healize.

Carolina Cresciulo

Tenho 68 anos e há 2 anos atrás não estava bem, com o corpo todo enrijecido, fortes dores me impossibilitando de andar ou subir degraus, foi quando decidi experimentar o Pilates, foi a minha cura. Gostaria de dizer que o Pilates tem que ser muito bem orientado e bem acompanhado, o que encontrei na Healize, com uma profissional séria, competente e que está sempre se atualizando com cursos e estudos.

Aidir Maria