Texto por: Lucas Villalta – Fisioterapeuta e Osteopata Você já ouviu falar em “idade corrigida” ou “ajuste para prematuridade”? Se você tiver um bebê prematuro, poderá ver isso em sites e conteúdo sobre desenvolvimento infantil. Você também pode perceber que seu bebê prematuro está “atrasado” em alguns de seus marcos com base na idade cronológica. É […]
Texto por: Lucas Villalta – Fisioterapeuta e Osteopata
Você já ouviu falar em “idade corrigida” ou “ajuste para prematuridade”? Se você tiver um bebê prematuro, poderá ver isso em sites e conteúdo sobre desenvolvimento infantil. Você também pode perceber que seu bebê prematuro está “atrasado” em alguns de seus marcos com base na idade cronológica. É por isso que a idade corrigida é tão importante para calcular e usar para rastrear seus marcos. Saiba mais abaixo!
Primeiro, quando um bebê é considerado prematuro?
• Um bebê é prematuro, também conhecido como pré-termo, se nascer com 37 semanas ou antes. Eles são prematuros intermediários se nascerem com 28 a 32 semanas, e prematuros extremos se nascerem antes das 28 semanas. Se seu filho nasceu com 37 semanas ou antes, você deve considerar monitorar seus marcos com base em uma idade corrigida, em vez de sua idade real.
Então, o que significa “ajustar para prematuridade”? Isso também é conhecido como idade corrigida e significa que você está rastreando os marcos de seu filho não pela idade real, mas pela idade que ele teria se tivesse nascido na data prevista.
Como você se ajusta à prematuridade? O ajuste é feito considerando duas datas importantes: a idade gestacional do bebê e a data de nascimento do bebê. Primeiro, em termos de semanas, considere quantos anos seu bebê realmente tem. Digamos que seu bebê nasceu em 1º de junho e hoje é 1º de setembro. A idade real de seu bebê é cerca de 3 meses, ou 13 semanas.
Em seguida, considere o quão cedo seu bebê chegou em comparação com a data prevista para a mãe. Digamos que a data prevista de nascimento fosse 1º de agosto. Se seu bebê nasceu em 1º de junho, ele chegou cerca de 2 meses ou 9 semanas antes.
Para encontrar a idade corrigida para seu bebê, basta pegar a idade real e subtrair as que faltavam para a data prevista de nascimento. No exemplo acima, se o seu bebê tem na verdade 13 semanas, mas nasceu 9 semanas antes, a idade corrigida é 4 semanas ou cerca de 1 mês.
Por que é importante se ajustar à prematuridade? A idade corrigida ou ajustada dá a você uma ideia melhor de como seu bebê está acompanhando seus marcos. Você não precisa se ajustar à prematuridade ao longo de toda a infância, mas isso lhe dará uma imagem mais clara de quando eles devem atingir seus marcos nos primeiros 2 anos.
O que isso significa para os marcos do seu bebê? Isso pode significar que, apesar de estar abaixo da idade real, seu bebê ainda está no caminho certo. Por exemplo, se a idade real do seu filho é 3 meses, mas a idade corrigida é 1 mês, então não se deve esperar que ele cumpra todos os marcos de 3 meses ainda. Eles podem não conhecer todos eles até que sua idade corrigida seja 3 meses, e sua idade real seja em torno de 5 meses.
Claro, cada bebê é diferente. Se você tiver alguma dúvida sobre a idade do seu filho e seus marcos, pode entrar em contato conosco para podermos ajudá-la a determinar exatamente onde o bebê deve estar.