BLOG

Osteopatia Visceral: Por que tratar as Vísceras?

Texto por: Andréia Silva – Fisioterapeuta e Osteopata   Por que tratar vísceras? Minha dor não é aí!   Pouca gente sabe, mas osteopatia não é só o famoso tratamento com manipulações vertebrais ou de outras articulações. O principal objetivo do tratamento osteopático é restaurar o equilíbrio corporal, melhorando a mobilidade e função dos tecidos corporais, […]

26 de outubro de 2020
osteopatia-visceral

Texto por: Andréia Silva – Fisioterapeuta e Osteopata

 

Por que tratar vísceras? Minha dor não é aí!

 

Pouca gente sabe, mas osteopatia não é só o famoso tratamento com manipulações vertebrais ou de outras articulações. O principal objetivo do tratamento osteopático é restaurar o equilíbrio corporal, melhorando a mobilidade e função dos tecidos corporais, sim, todos e qualquer um deles.

Ou seja, além da avaliação biomecânica articular do paciente, o osteopata também irá questionar sobre funcionamento de outros sistemas do corpo, como o sistema gastrointestinal, cardiorrespiratório ou geniturinário por exemplo. Isso porque, alterações no funcionamento de qualquer um destes órgãos pode levar o corpo à um desequilíbrio, por diferentes vias (neural, mecânica, metabólica, circulatória, etc.).

O exemplo mais prático que costumamos dar aos pacientes é a dor no período menstrual que pode ocorrer na região lombar, ou ainda uma dor no ombro ou pescoço quando há alguma alteração cardíaca. Estes sintomas somente são exemplos de como o funcionamento visceral pode interferir na dor, isso só é possível pois as informações destes órgãos, ao chegar a região da medula, se comunicam com outros neurônios ali presentes, e fazem com que aquela região sofra um fenômeno que chamamos de facilitação medular.

Essa facilitação faz com que as informações de dor, da atividade muscular, ou controle vascular, que estão naquela região sejam potencializados, gerando assim maior sensibilidade, espasmos musculares e até diminuição da vascularização de determinada região do nosso corpo, e assim pode resultar em sintomas em segmentos mais distantes.

Além desta via, é importante saber que todas vísceras não estão soltas dentro de suas cavidades, pelo contrário existem tecidos que conectam estas entre si, além de conectá-las com regiões como a coluna, a pelve ou o músculo diafragma. Assim, quando temos algum desconforto ou qualquer alteração do funcionamento de nossos órgãos, estes perdem sua capacidade de movimentar-se normalmente, o que pode interferir na movimentação de nossas articulações também.

Por este motivo osteopatas também utilizam de técnicas viscerais, para recuperar a mobilidade do tecido, promovendo melhor vascularização e funcionamento. Por fim, é importante tomar consciência que nosso corpo é uma unidade, e todos os seus sistemas devem estar em pleno funcionamento para que estejamos em equilíbrio, e que nenhum sintoma apareça!

 

Quer receber mais conteúdos exclusivos semanalmente sobre assuntos como esse e outros? Preencha nosso formulário abaixo:

Depoimentos

Minha doula, Karen, que me mostrou que muitos “nãos” podem ser convertidos em um único “sim”. Aquele que terá valor para o resto de sua vida, como a fênix faz a mulher renascer das cinzas, que faz adormecer a mulher fragilizada, para dar espaço a mulher dona de si, do seu destino e mãe. E que fez tudo para que isso acontecesse de uma forma serena, cheia de luz e paz. Para você, querida, que foi meu porto seguro, que fez tudo e que viveu minha perda e tornou isso a maior conquista e descoberta da minha vida: Todo amor que houver nessa vida.

Marilene Pereira

A drenagem linfática sempre me ajudou desde antes da gestação, mas principalmente durante ela, quando os inchaços são mais constantes. Além disso, contar com uma profissional bem atualizada me deixa bastante tranquila em relação ao parto (Karen será minha doula), sem contar todo o acolhimento recebido.

Juliana Ferraz

Conheci a Pamela este ano e recebi um enorme benefício para meu corpo e minha saúde. Sua conduta é profissional de grande qualidade, dedicação e seriedade, sempre preocupada em estudar a saúde de cada paciente em particular. Indico sempre seu trabalho!

Liliana

Bem , conhecer a Karen foi um prazer para mim , Gio e nosso filho Pedro . Iniciamos o preparo perineal com ela no terceiro trimestre de gestação com uma consulta atenciosa e profissional na clinica Healize. Tive uma dedicação da Karen desde o primeiro contato, e eu mesmo sendo médica precisei de muitas informações para meu desempenho no parto. Mesmo com o preparo que nosso corpo nos dá para o parto , a massagem perineal e o uso do EPi nos deixaram seguras frente ao trabalho de parto. O Pedro nasceu de 39 semanas e 3 dias de parto normal sem ipisiotomia sem nenhuma laceração em meu períneo , isso nos deixou muito gratas com o atendimento recebido na Healize.

Carolina Cresciulo

Tenho 68 anos e há 2 anos atrás não estava bem, com o corpo todo enrijecido, fortes dores me impossibilitando de andar ou subir degraus, foi quando decidi experimentar o Pilates, foi a minha cura. Gostaria de dizer que o Pilates tem que ser muito bem orientado e bem acompanhado, o que encontrei na Healize, com uma profissional séria, competente e que está sempre se atualizando com cursos e estudos.

Aidir Maria