BLOG

Detecção e Intervenção precoce de atrasos do Desenvolvimento Motor

Texto por: Lucas Villalta – Fisioterapeuta e Osteopata Os primeiros anos do bebê são alguns dos anos mais importantes para o seu desenvolvimento, razão pela qual a detecção e intervenção precoces são tão críticas. Nos primeiros anos de vida do bebê, seu cérebro tem uma tremenda capacidade de aprender e criar muitas conexões neurais, também conhecidas […]

3 de dezembro de 2020
Desenvolvimento-motor

Texto por: Lucas Villalta – Fisioterapeuta e Osteopata

Os primeiros anos do bebê são alguns dos anos mais importantes para o seu desenvolvimento, razão pela qual a detecção e intervenção precoces são tão críticas. Nos primeiros anos de vida do bebê, seu cérebro tem uma tremenda capacidade de aprender e criar muitas conexões neurais, também conhecidas como neuroplasticidade. Na verdade, o maior período de neuroplasticidade é do nascimento aos 3 anos de idade, com o cérebro do bebê se desenvolvendo entre um milhão de novas conexões neurais a cada segundo.

 

Então, o que isso realmente significa?

O bebê está constantemente aprendendo. E há uma grande oportunidade de ensiná-los coisas novas e ajudar a definir seu desenvolvimento no caminho certo. Então, se você notar que o bebê está tendo dificuldade com uma certa habilidade ou que algo “não está certo”, então agora é a hora de falar com um profissional de saúde especializado em pediatria.

 

Quantas crianças estão em risco de atraso?

Há estudos que demonstram que cerca de 600.000 bebês nascem com risco de atrasos prematuros a cada ano e menos de 50% são identificados precocemente. Mas por quê?

Existem várias razões, mas a maioria tem a ver com a falta de consciência e compreensão dos primeiros sinais de alerta e de conhecimento sobre os benefícios de obter ajuda antecipada. Mas não se preocupe, nós da Healize estamos aqui para ajudar e você deu o primeiro passo visitando nosso site.

 

Como ajudar a identificar atrasos iniciais

Mantenha um caderno sobre o desenvolvimento do seu filho. Escreva se você notar algum hábito preocupante ou incomum. Traga isso quando for fazer o checkup de seu bebê e converse sobre isso com o profissional de saúde do seu bebê.

Fique atento no nosso site e redes sociais, pois estaremos disponibilizando listas de verificação, brochuras e vídeos para rastrear o desenvolvimento do seu filho (esses também são ótimos acréscimos para verificar o seu bebê bem-sucedido).

Não tenha medo de ser persistente se achar que algo está errado. Você conhece melhor seu bebê, então confie em seus instintos. Se você tiver dúvidas, converse com seu médico e procure uma segunda opinião ou encontre uma clínica de terapia especializada para fazer um exame mais detalhado.

O objetivo da detecção precoce é fazer com que os bebês aprendam os movimentos adequados em seu momento apropriado de desenvolvimento. Há estudos que sugerem que leva entre 300-350 repetições para construir um novo motor ou padrão de movimento; entretanto, podem ser necessárias 3.000 a 5.000 repetições para “treinar novamente” o movimento adequado. Isso significa que é muito mais fácil aprender a fazer algo certo na primeira vez do que tentar corrigir algo depois de já ter sido aprendido.

 

Então estou preocupado … e agora?

A resposta é intervenção precoce. Existem muitas atividades, programas e procedimentos que podem beneficiar bebês, mas alguns precisam ser fornecidos por um profissional de saúde, pois não são tão simples quanto atividades caseiras e jogos que você pode fazer com seu bebê.

Lembre-se procure por alguém com experiência e que mantenha vocês orientados em todos os momentos.

 

Quer receber mais conteúdos exclusivos semanalmente sobre assuntos como esse e outros? Preencha nosso formulário abaixo:

Depoimentos

Minha doula, Karen, que me mostrou que muitos “nãos” podem ser convertidos em um único “sim”. Aquele que terá valor para o resto de sua vida, como a fênix faz a mulher renascer das cinzas, que faz adormecer a mulher fragilizada, para dar espaço a mulher dona de si, do seu destino e mãe. E que fez tudo para que isso acontecesse de uma forma serena, cheia de luz e paz. Para você, querida, que foi meu porto seguro, que fez tudo e que viveu minha perda e tornou isso a maior conquista e descoberta da minha vida: Todo amor que houver nessa vida.

Marilene Pereira

A drenagem linfática sempre me ajudou desde antes da gestação, mas principalmente durante ela, quando os inchaços são mais constantes. Além disso, contar com uma profissional bem atualizada me deixa bastante tranquila em relação ao parto (Karen será minha doula), sem contar todo o acolhimento recebido.

Juliana Ferraz

Conheci a Pamela este ano e recebi um enorme benefício para meu corpo e minha saúde. Sua conduta é profissional de grande qualidade, dedicação e seriedade, sempre preocupada em estudar a saúde de cada paciente em particular. Indico sempre seu trabalho!

Liliana

Bem , conhecer a Karen foi um prazer para mim , Gio e nosso filho Pedro . Iniciamos o preparo perineal com ela no terceiro trimestre de gestação com uma consulta atenciosa e profissional na clinica Healize. Tive uma dedicação da Karen desde o primeiro contato, e eu mesmo sendo médica precisei de muitas informações para meu desempenho no parto. Mesmo com o preparo que nosso corpo nos dá para o parto , a massagem perineal e o uso do EPi nos deixaram seguras frente ao trabalho de parto. O Pedro nasceu de 39 semanas e 3 dias de parto normal sem ipisiotomia sem nenhuma laceração em meu períneo , isso nos deixou muito gratas com o atendimento recebido na Healize.

Carolina Cresciulo

Tenho 68 anos e há 2 anos atrás não estava bem, com o corpo todo enrijecido, fortes dores me impossibilitando de andar ou subir degraus, foi quando decidi experimentar o Pilates, foi a minha cura. Gostaria de dizer que o Pilates tem que ser muito bem orientado e bem acompanhado, o que encontrei na Healize, com uma profissional séria, competente e que está sempre se atualizando com cursos e estudos.

Aidir Maria