Texto por: Lucas Villalta – Fisioterapeuta e Osteopata Os primeiros anos do bebê são alguns dos anos mais importantes para o seu desenvolvimento, razão pela qual a detecção e intervenção precoces são tão críticas. Nos primeiros anos de vida do bebê, seu cérebro tem uma tremenda capacidade de aprender e criar muitas conexões neurais, também conhecidas […]
Texto por: Lucas Villalta – Fisioterapeuta e Osteopata
Os primeiros anos do bebê são alguns dos anos mais importantes para o seu desenvolvimento, razão pela qual a detecção e intervenção precoces são tão críticas. Nos primeiros anos de vida do bebê, seu cérebro tem uma tremenda capacidade de aprender e criar muitas conexões neurais, também conhecidas como neuroplasticidade. Na verdade, o maior período de neuroplasticidade é do nascimento aos 3 anos de idade, com o cérebro do bebê se desenvolvendo entre um milhão de novas conexões neurais a cada segundo.
O bebê está constantemente aprendendo. E há uma grande oportunidade de ensiná-los coisas novas e ajudar a definir seu desenvolvimento no caminho certo. Então, se você notar que o bebê está tendo dificuldade com uma certa habilidade ou que algo “não está certo”, então agora é a hora de falar com um profissional de saúde especializado em pediatria.
Há estudos que demonstram que cerca de 600.000 bebês nascem com risco de atrasos prematuros a cada ano e menos de 50% são identificados precocemente. Mas por quê?
Existem várias razões, mas a maioria tem a ver com a falta de consciência e compreensão dos primeiros sinais de alerta e de conhecimento sobre os benefícios de obter ajuda antecipada. Mas não se preocupe, nós da Healize estamos aqui para ajudar e você deu o primeiro passo visitando nosso site.
Mantenha um caderno sobre o desenvolvimento do seu filho. Escreva se você notar algum hábito preocupante ou incomum. Traga isso quando for fazer o checkup de seu bebê e converse sobre isso com o profissional de saúde do seu bebê.
Fique atento no nosso site e redes sociais, pois estaremos disponibilizando listas de verificação, brochuras e vídeos para rastrear o desenvolvimento do seu filho (esses também são ótimos acréscimos para verificar o seu bebê bem-sucedido).
Não tenha medo de ser persistente se achar que algo está errado. Você conhece melhor seu bebê, então confie em seus instintos. Se você tiver dúvidas, converse com seu médico e procure uma segunda opinião ou encontre uma clínica de terapia especializada para fazer um exame mais detalhado.
O objetivo da detecção precoce é fazer com que os bebês aprendam os movimentos adequados em seu momento apropriado de desenvolvimento. Há estudos que sugerem que leva entre 300-350 repetições para construir um novo motor ou padrão de movimento; entretanto, podem ser necessárias 3.000 a 5.000 repetições para “treinar novamente” o movimento adequado. Isso significa que é muito mais fácil aprender a fazer algo certo na primeira vez do que tentar corrigir algo depois de já ter sido aprendido.
A resposta é intervenção precoce. Existem muitas atividades, programas e procedimentos que podem beneficiar bebês, mas alguns precisam ser fornecidos por um profissional de saúde, pois não são tão simples quanto atividades caseiras e jogos que você pode fazer com seu bebê.
Lembre-se procure por alguém com experiência e que mantenha vocês orientados em todos os momentos.