BLOG

Cuidados com o Coto Umbilical do Bebê

Texto por: Juliana Longaresi – Médica Pediatra Enquanto está na barriga da mãe, o cordão umbilical permite que o bebê se alimente e “respire”. Nele se encontram veia, artérias e terminações nervosas encarregados pela troca de nutrientes e oxigênio com a mãe. O cordão é a última ligação física entre o bebê e a mãe, ele […]

16 de julho de 2020
cuidados-com-o-coto-umbilical

Texto por: Juliana Longaresi – Médica Pediatra

Enquanto está na barriga da mãe, o cordão umbilical permite que o bebê se alimente e “respire”. Nele se encontram veia, artérias e terminações nervosas encarregados pela troca de nutrientes e oxigênio com a mãe. O cordão é a última ligação física entre o bebê e a mãe, ele quem dá estabilidade ao organismo enquanto a criança está começando a respirar pelo pulmão, se adaptando às diferenças de pressão entre o interior do útero e o ar.

Depois do nascimento, o cordão umbilical transforma-se em um coto, um pedaço de tecido de dois ou três centímetros formado por uma pele morta, que em alguns dias costuma escurecer, secar e cair..

Ele não tem terminações nervosas, quer dizer, o bebê não sente nada. Então Limpar o coto umbilical do bebê é mais fácil do que você imagina e não dói!

É preciso limpar com algodão e álcool 70% nas trocas de fraldas (média de 3x ao dia), evitando a contaminação entre coto o e as fezes.

O processo é simples:

1) Higienize as mãos;

2)Levante o coto;

3)Com um cotonete embeba álcool 70% nas hastes de algodão;

4) Passe as hastes de algodão na base do coto (região entre o coto e a pele) e realize movimentos debaixo para cima, e então limpe ao redor, até sair a secreção toda.

Não se assuste se sangrar um pouco, é normal. Apenas continue com a limpeza até cicatrizar. O coto costuma cair sozinho entre 7 e 21 dias de vida do bebê.

Se a pele em volta do coto começar a ficar vermelha ou inchada, é necessário procurar o pediatra para uma avaliação.

 

Quer receber mais conteúdos exclusivos semanalmente sobre assuntos como esse e outros? Preencha nosso formulário abaixo:

Depoimentos

Minha doula, Karen, que me mostrou que muitos “nãos” podem ser convertidos em um único “sim”. Aquele que terá valor para o resto de sua vida, como a fênix faz a mulher renascer das cinzas, que faz adormecer a mulher fragilizada, para dar espaço a mulher dona de si, do seu destino e mãe. E que fez tudo para que isso acontecesse de uma forma serena, cheia de luz e paz. Para você, querida, que foi meu porto seguro, que fez tudo e que viveu minha perda e tornou isso a maior conquista e descoberta da minha vida: Todo amor que houver nessa vida.

Marilene Pereira

A drenagem linfática sempre me ajudou desde antes da gestação, mas principalmente durante ela, quando os inchaços são mais constantes. Além disso, contar com uma profissional bem atualizada me deixa bastante tranquila em relação ao parto (Karen será minha doula), sem contar todo o acolhimento recebido.

Juliana Ferraz

Conheci a Pamela este ano e recebi um enorme benefício para meu corpo e minha saúde. Sua conduta é profissional de grande qualidade, dedicação e seriedade, sempre preocupada em estudar a saúde de cada paciente em particular. Indico sempre seu trabalho!

Liliana

Bem , conhecer a Karen foi um prazer para mim , Gio e nosso filho Pedro . Iniciamos o preparo perineal com ela no terceiro trimestre de gestação com uma consulta atenciosa e profissional na clinica Healize. Tive uma dedicação da Karen desde o primeiro contato, e eu mesmo sendo médica precisei de muitas informações para meu desempenho no parto. Mesmo com o preparo que nosso corpo nos dá para o parto , a massagem perineal e o uso do EPi nos deixaram seguras frente ao trabalho de parto. O Pedro nasceu de 39 semanas e 3 dias de parto normal sem ipisiotomia sem nenhuma laceração em meu períneo , isso nos deixou muito gratas com o atendimento recebido na Healize.

Carolina Cresciulo

Tenho 68 anos e há 2 anos atrás não estava bem, com o corpo todo enrijecido, fortes dores me impossibilitando de andar ou subir degraus, foi quando decidi experimentar o Pilates, foi a minha cura. Gostaria de dizer que o Pilates tem que ser muito bem orientado e bem acompanhado, o que encontrei na Healize, com uma profissional séria, competente e que está sempre se atualizando com cursos e estudos.

Aidir Maria