BLOG

Compreendendo a neuroplasticidade: como o cérebro do seu filho aprende e se desenvolve?

Texto por: Lucas Villalta – Fisioterapeuta e Osteopata   Tudo o que seu filho aprende na primeira infância influenciará no futuro inteiro dele, como isso é possível? Se eles não são capazes de se lembrar dessa época da vida, como isso “definirá o cenário” para os anos que virão? Isso acontece por um fenômeno chamado neuroplasticidade. […]

27 de janeiro de 2021
desenvolvimento-infantil

Texto por: Lucas Villalta – Fisioterapeuta e Osteopata

 

Tudo o que seu filho aprende na primeira infância influenciará no futuro inteiro dele, como isso é possível? Se eles não são capazes de se lembrar dessa época da vida, como isso “definirá o cenário” para os anos que virão?

Isso acontece por um fenômeno chamado neuroplasticidade.

A neuroplasticidade é a capacidade do cérebro de se reorganizar, formando novas conexões e vias neurais ao longo da vida.

O que isso significa exatamente?

Vias neurais são as conexões em nosso cérebro – pense nelas como a “fiação” do cérebro.

Nossos cérebros se “reconectam” à medida que recebem mais informações e aprendem com as experiências – em outras palavras, o aprendizado pode mudar estruturalmente nossos cérebros!
Por que é tão importante entender a neuroplasticidade quando se pensa no funcionamento do cérebro do bebê? Porque quando criança, cada experiência e informação é nova! Na verdade, o cérebro do bebê desenvolve cerca de um milhão de novas conexões neurais a cada segundo. Portanto, a maior parte da formação e modelagem do cérebro acontecerá nos primeiros anos de vida.

Além disso, embora o bebê possa ser muito jovem para formar memórias conscientes, eles podem formar memórias inconscientes (também conhecidas como memórias implícitas). Estes podem se formar apenas alguns meses após o nascimento e serão uma força orientadora na formação das vias neurais do bebê.

A neuroplasticidade continua a acontecer à medida que envelhecemos, mas não com tanta frequência. Isso porque, à medida que envelhecemos, nossos cérebros querem confiar nas vias neurais existentes, em vez de criar novas. Portanto, os caminhos que criamos quando crianças podem, de muitas maneiras, ser a base de nosso aprendizado e pensamento ao longo de nossas vidas.

É importante manter seu bebê ativo e aprendendo, para que ele possa continuar a desenvolver e moldar seus cérebros.

Algumas maneiras de manter seu filho aprendendo são:
• Brinque com seu filho!
• Leve-os para fazer atividades com você.
• Faça muitas atividades ao ar livre em conjunto com a natureza.
• Aprenda sobre comunicação e habilidades sensoriais, a chave para assimilar novas informações.
• Aprenda sobre a importância do sono, pois ele ajuda a regenerar e tirar as toxinas que se formam no nosso corpo durante o dia

Mantenha seu filho ativo!

Depoimentos

Minha doula, Karen, que me mostrou que muitos “nãos” podem ser convertidos em um único “sim”. Aquele que terá valor para o resto de sua vida, como a fênix faz a mulher renascer das cinzas, que faz adormecer a mulher fragilizada, para dar espaço a mulher dona de si, do seu destino e mãe. E que fez tudo para que isso acontecesse de uma forma serena, cheia de luz e paz. Para você, querida, que foi meu porto seguro, que fez tudo e que viveu minha perda e tornou isso a maior conquista e descoberta da minha vida: Todo amor que houver nessa vida.

Marilene Pereira

A drenagem linfática sempre me ajudou desde antes da gestação, mas principalmente durante ela, quando os inchaços são mais constantes. Além disso, contar com uma profissional bem atualizada me deixa bastante tranquila em relação ao parto (Karen será minha doula), sem contar todo o acolhimento recebido.

Juliana Ferraz

Conheci a Pamela este ano e recebi um enorme benefício para meu corpo e minha saúde. Sua conduta é profissional de grande qualidade, dedicação e seriedade, sempre preocupada em estudar a saúde de cada paciente em particular. Indico sempre seu trabalho!

Liliana

Bem , conhecer a Karen foi um prazer para mim , Gio e nosso filho Pedro . Iniciamos o preparo perineal com ela no terceiro trimestre de gestação com uma consulta atenciosa e profissional na clinica Healize. Tive uma dedicação da Karen desde o primeiro contato, e eu mesmo sendo médica precisei de muitas informações para meu desempenho no parto. Mesmo com o preparo que nosso corpo nos dá para o parto , a massagem perineal e o uso do EPi nos deixaram seguras frente ao trabalho de parto. O Pedro nasceu de 39 semanas e 3 dias de parto normal sem ipisiotomia sem nenhuma laceração em meu períneo , isso nos deixou muito gratas com o atendimento recebido na Healize.

Carolina Cresciulo

Tenho 68 anos e há 2 anos atrás não estava bem, com o corpo todo enrijecido, fortes dores me impossibilitando de andar ou subir degraus, foi quando decidi experimentar o Pilates, foi a minha cura. Gostaria de dizer que o Pilates tem que ser muito bem orientado e bem acompanhado, o que encontrei na Healize, com uma profissional séria, competente e que está sempre se atualizando com cursos e estudos.

Aidir Maria