BLOG

Como manter a mente e o corpo saudáveis: primeiros passos

Muitos acreditam que o segredo da felicidade está na conquista de coisas materiais, em ganhar dinheiro, em obter a tal realização profissional. Não há dúvidas que estas coisas podem contribuir. Entretanto, muitos estudos apontam que estar com a mente e corpo saudáveis é o que mais conta pontos nos índices que medem a felicidade. Uma […]

9 de fevereiro de 2018
people-2567915_640

Muitos acreditam que o segredo da felicidade está na conquista de coisas materiais, em ganhar dinheiro, em obter a tal realização profissional. Não há dúvidas que estas coisas podem contribuir. Entretanto, muitos estudos apontam que estar com a mente e corpo saudáveis é o que mais conta pontos nos índices que medem a felicidade.

Uma pesquisa realizada em 2014 pelo Ministério da Saúde aponta que 94% dos brasileiros querem uma vida mais saudável. Mas como fazer isso?

Listamos aqui – alguns dos – primeiros passos para tornar sua vida, corpo e mente mais saudáveis. Vamos lá?

Respirar

A primeira grande mudança de nossa vida é prestar atenção em nossa respiração. Fazemos isso todos os dias ininterruptamente até o fim de nossas vidas e ainda assim não damos conta o quanto é importante respirar direito. Respirar melhor ajuda na contenção de vários distúrbios, como a ansiedade.

Cuidar do sono

6 ou 8 horas, todo mundo tem seu período ideal de duração do sono. É importante respeitar o seu tempo de sono, pois ele garante bom funcionamento do corpo e da mente.

Praticar atividades físicas

Uma coisa leva à outra. Praticar atividades físicas, além de tornar o corpo mais resistente, libera substâncias benéficas para o funcionamento do cérebro, o que leva ao bem-estar, eleva a autoestima, proporciona maior disposição para os desafios do dia-a-dia, entre outros benefícios.

Comer adequadamente

Veja os benefícios de fazer uma reeducação alimentar: Absorção adequada de nutrientes, melhora da qualidade da pele e do cabelo, aumento dos estoques de energia, fortalecimento do sistema imunológico, diminuição do risco de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade. Argumentos fortes, não é mesmo?

Busque diversão

O riso é um poderoso antídoto para o estresse, a dor e o conflito. Nada funciona de modo mais rápido ou confiável para trazer o corpo e a mente de volta ao equilíbrio do que uma boa risada. O humor ilumina seus fardos, inspira esperança, conecta você com os outros e o mantém ligado à terra, concentrado e alerta.

Abandonar velhas crenças prejudiciais

Às vezes não fazemos o que queremos ou precisamos porque estamos presos a crenças ultrapassadas, prejudiciais, temos medo de julgamentos de outros, nos sabotamos. “Ah, mas dançar não é pra mim”, “Não sou bom falando em público”, “preciso beber pra me divertir”. São várias as situações que podemos nos sabotar e isso impede que encontremos aquilo que pode nos proporcionar bem-estar.

Dar espaço para a vida real

Na era das redes sociais, é difícil se desconectar. Mas tente ficar, durante os fins de semana ou quando não precisar do smartphone, sem ficar grudado no Whatsapp, no Instagram ou Facebook. Você verá o quanto faz bem retomar este contato mais orgânico com as pessoas.

Ter atitudes positivas

Faça o bem para as pessoas, faça mais do que elas esperam, faça o bem ainda que ninguém esteja vendo, faça o bem para os animais, para o meio ambiente. Você verá o quanto isso te fará bem.

Respeitar diferenças

Não é o caso de se condescendente com as pessoas, mas de saber que cada um tem um pensamento e que as pessoas só mudam de opinião se quiserem. Então, se as pessoas não pensam como você, argumente, mas respeite a opinião de cada um.

Mantenha a sexualidade

Ter uma vida sexual equilibrada é tudo de bom. Além de liberar substâncias e hormônios que melhoram a saúde física e emocional, melhorando a autoestima, carinho e afeto são importantíssimos para nossa vida.

Passeios e viagens

Como diz a música, a melhor coisa é poder viajar. Conhecer novos lugares é muito especial, já que nos traz novas perspectivas, possibilita o contato com novas culturas, nos dá mais motivos para fazer planos e querer conhecer o mundo cada vez mais.

Mudança de hábitos

Evite fumar e beber em excesso, já que são substâncias prejudiciais à sua saúde física e emocional. É um passo difícil, mas essencial para o bem-estar. Caso deseje e não consiga, não sinta medo ou vergonha de procurar ajuda profissional.

Aqui na Healize, além das atividades de Pilates e Fisioterapia, temos grupos, projetos como Roda de Mulheres, que abordam a mulher em toda a sua essência; e o Nutrir, que alia a busca pela alimentação saudável com uma nova percepção sobre corpo e mente.

Obviamente, para cada pessoa há uma lista que pode colaborar para a manutenção da saúde emocional. Se você sente algo que contribui para seu bem-estar, comente aqui que tipo de atividade te deixa com a sensação de realização. Vamos interagir com a gente!

Depoimentos

Minha doula, Karen, que me mostrou que muitos “nãos” podem ser convertidos em um único “sim”. Aquele que terá valor para o resto de sua vida, como a fênix faz a mulher renascer das cinzas, que faz adormecer a mulher fragilizada, para dar espaço a mulher dona de si, do seu destino e mãe. E que fez tudo para que isso acontecesse de uma forma serena, cheia de luz e paz. Para você, querida, que foi meu porto seguro, que fez tudo e que viveu minha perda e tornou isso a maior conquista e descoberta da minha vida: Todo amor que houver nessa vida.

Marilene Pereira

A drenagem linfática sempre me ajudou desde antes da gestação, mas principalmente durante ela, quando os inchaços são mais constantes. Além disso, contar com uma profissional bem atualizada me deixa bastante tranquila em relação ao parto (Karen será minha doula), sem contar todo o acolhimento recebido.

Juliana Ferraz

Conheci a Pamela este ano e recebi um enorme benefício para meu corpo e minha saúde. Sua conduta é profissional de grande qualidade, dedicação e seriedade, sempre preocupada em estudar a saúde de cada paciente em particular. Indico sempre seu trabalho!

Liliana

Bem , conhecer a Karen foi um prazer para mim , Gio e nosso filho Pedro . Iniciamos o preparo perineal com ela no terceiro trimestre de gestação com uma consulta atenciosa e profissional na clinica Healize. Tive uma dedicação da Karen desde o primeiro contato, e eu mesmo sendo médica precisei de muitas informações para meu desempenho no parto. Mesmo com o preparo que nosso corpo nos dá para o parto , a massagem perineal e o uso do EPi nos deixaram seguras frente ao trabalho de parto. O Pedro nasceu de 39 semanas e 3 dias de parto normal sem ipisiotomia sem nenhuma laceração em meu períneo , isso nos deixou muito gratas com o atendimento recebido na Healize.

Carolina Cresciulo

Tenho 68 anos e há 2 anos atrás não estava bem, com o corpo todo enrijecido, fortes dores me impossibilitando de andar ou subir degraus, foi quando decidi experimentar o Pilates, foi a minha cura. Gostaria de dizer que o Pilates tem que ser muito bem orientado e bem acompanhado, o que encontrei na Healize, com uma profissional séria, competente e que está sempre se atualizando com cursos e estudos.

Aidir Maria