Texto por: Lucas Villalta – Fisioterapeuta e Osteopata Escolher um profissional de saúde para seu filho é importante e pode parecer muito difícil. Mas não tenha medo! Estamos aqui para orientar você em todo o processo, para que você se conecte com os cuidados de que seu filho precisa e obtenha respostas para as suas dúvidas. […]
Texto por: Lucas Villalta – Fisioterapeuta e Osteopata
Escolher um profissional de saúde para seu filho é importante e pode parecer muito difícil. Mas não tenha medo! Estamos aqui para orientar você em todo o processo, para que você se conecte com os cuidados de que seu filho precisa e obtenha respostas para as suas dúvidas.
Aqui estão algumas dicas sobre como encontrar o melhor provedor para seu filho.
• Comece a procurar um pediatra cerca de 3 meses antes do nascimento do bebê. Isso é para que você possa começar as consultas da puericultura na hora certa e estar preparada caso o bebê chegue mais cedo. Outros provedores de saúde dependem das necessidades de seu filho.
• Bebês são simétricos e não tem preferências de lado, caso você perceba assimetria de crânio e preferências de lado (vira a cabeça apenas para um lado ou usa mais um braço do que o outro) leve-o a um profissional de saúde (pediatria e/ou fisioterapeuta da pediatria) que você confie. Se você não ficou satisfeita com a consulta e continua preocupada, procure outro profissional. Intuição de mãe deve ser respeitada e preservada.
• Primeiramente, peça recomendações de pessoas em quem você confia. Pesquise avaliações de profissionais locais para ver quem pode ser mais adequado para você e seu filho.
• Esse profissional deve ter experiência em pediatria e há formas de verificar a formação dele através de sites específicos e através do Currículo Lattes. É um site mais voltado para a área acadêmica, mas mostrará profissionais que fazem pesquisa e estudam sobre o tema e área que você precisa de ajuda.
Depois de encontrar um de que goste, você pode “entrevistá-los” para ter certeza de que se encaixam bem. Pergunte sobre o que é necessário levar para a primeira consulta, desde relatórios, exames, cadernetas, brinquedos e até o tipo de roupa que o bebê estará para facilitar o exame e não gerar stress no bebê.
Durante o atendimento, o profissional deve conseguir responder todas as suas dúvidas e você NÃO PODE sair com dúvidas. Se for necessário um tratamento, pergunte e solicite um relatório em escrito sobre o PLANO DE TRATAMENTO.
Espero que tenha ajudado vocês e saibam que qualquer coisa estou à disposição para tirar qualquer dúvida.