BLOG

Atividades em Família: como estimular e divertir seu filho com atividades em Casa!

Texto por: Fabiana Hahmann – Psicóloga e Psicanalista O ano que passou, por conta da pandemia COVID-19, nos trouxe uma grande oportunidade para refletirmos sobre a consciência social e os valores da família. Apesar de todas as dificuldades advindas do isolamento social, dos medos e das inseguranças, muitas pessoas puderam vivenciar a rotina familiar como nunca […]

4 de fevereiro de 2021
atividades-em-familia

Texto por: Fabiana Hahmann – Psicóloga e Psicanalista

O ano que passou, por conta da pandemia COVID-19, nos trouxe uma grande oportunidade para refletirmos sobre a consciência social e os valores da família. Apesar de todas as dificuldades advindas do isolamento social, dos medos e das inseguranças, muitas pessoas puderam vivenciar a rotina familiar como nunca haviam feito antes.

O trabalho e o ensino remoto uniram casais, pais e filhos e irmãos, fazendo com que a antiga rotina da casa se transformasse e trouxesse grandes desafios. Dentre eles, como dividir o tempo entre trabalho e filhos, como dividir os espaços, como auxiliar na rotina escolar e, também, como ressignificar essas relações afetivas.

Muitos pais vivenciam uma rotina corrida, cheia de responsabilidades, na qual o tempo de qualidade com a família se torna raro e difícil de ser encontrado. Sendo assim, vale a pena repensar esses momentos e torná-los cheios de alegria e diversão. A diversão pode ser sim para todos, com um maior estreitamento desses vínculos.

Vale a pena pensar em uma programação leve, descontraída e adequada aos gostos e à faixa etária dos filhos. O importante é estar junto e que todos possam se engajar, aproveitando cada momento, desde a preparação e decisão das atividades, como os momentos em si. Não esqueçam de tirar muitas fotos e compartilhar com quem amam!

  1. Hora da Jogatina: jogos de tabuleiro, cartas, dominó ou cartas Pokémon, o importante é mostrar que cada um pode expressar as suas habilidades e estratégias e aprender uns com os outros;
  2. Vamos acampar?: acampamento na sala ou no quintal, com direito a barracas, mesmo que seja apoiando lençóis nos sofás e cadeiras. Façam as malas, usem lanternas, contem histórias assutadoras e se possível, comam marshmellows;
  3. Picnic: na sala, no quintal ou na varanda, o importante é preparer a cesta de gostosuras, colocar uma toalha quadriculada no chão e bater muito papo com a criançada;
  4. Fazendo arte: o objetivo é estimular a criatividade e valorizar as produções de todos da casa. Esculturas com massinha ou argila, pintura em tela ou em capas para as almofadas, desenhos que podem ser expostos em um varal na sala, até sessão de fotos são bem vidas;
  5. Cinema: filmes divertidos com pipoca agradam todas as idades. Deixe o lugar bem aconchegante e aproveite para depois do filme conversar sobre as partes que cada um mais gostou e até fazer um desenho do momento favorito do filme em família;
  6. Master Chef: escolher o menu, ajudar a preparar uma refeição ou também criar junto uma sobremesa é sempre uma ótima opção para curtir e aproveitar para experimentar novos sabores;
  7. Brincadeiras tradicionais: pega pega, esconde esconde, pular corda, reizinho mandou, mão da rua, amarelinha, polícia e ladrão, são momentos para mexer o corpo e gastar muita energia;
  8. Contação de histórias: uma boa história desperta a curiosidade, instiga a imaginação e traz grandes ensinamentos. Depois, brincar de ser o personagem preferido agrada a todas a crianças!

 

Quando programamos e fazemos atividades lúdicas em família, todos se beneficiam. Os vínculos afetivos são estreitados e muitas habilidades são desenvolvidas. Nada melhor do que se divertir junto, com muito amor e carinho. Aproveitem!

 

326465

 

Quer receber mais conteúdos exclusivos semanalmente sobre assuntos como esse e outros? Preencha nosso formulário abaixo:

Depoimentos

Minha doula, Karen, que me mostrou que muitos “nãos” podem ser convertidos em um único “sim”. Aquele que terá valor para o resto de sua vida, como a fênix faz a mulher renascer das cinzas, que faz adormecer a mulher fragilizada, para dar espaço a mulher dona de si, do seu destino e mãe. E que fez tudo para que isso acontecesse de uma forma serena, cheia de luz e paz. Para você, querida, que foi meu porto seguro, que fez tudo e que viveu minha perda e tornou isso a maior conquista e descoberta da minha vida: Todo amor que houver nessa vida.

Marilene Pereira

A drenagem linfática sempre me ajudou desde antes da gestação, mas principalmente durante ela, quando os inchaços são mais constantes. Além disso, contar com uma profissional bem atualizada me deixa bastante tranquila em relação ao parto (Karen será minha doula), sem contar todo o acolhimento recebido.

Juliana Ferraz

Conheci a Pamela este ano e recebi um enorme benefício para meu corpo e minha saúde. Sua conduta é profissional de grande qualidade, dedicação e seriedade, sempre preocupada em estudar a saúde de cada paciente em particular. Indico sempre seu trabalho!

Liliana

Bem , conhecer a Karen foi um prazer para mim , Gio e nosso filho Pedro . Iniciamos o preparo perineal com ela no terceiro trimestre de gestação com uma consulta atenciosa e profissional na clinica Healize. Tive uma dedicação da Karen desde o primeiro contato, e eu mesmo sendo médica precisei de muitas informações para meu desempenho no parto. Mesmo com o preparo que nosso corpo nos dá para o parto , a massagem perineal e o uso do EPi nos deixaram seguras frente ao trabalho de parto. O Pedro nasceu de 39 semanas e 3 dias de parto normal sem ipisiotomia sem nenhuma laceração em meu períneo , isso nos deixou muito gratas com o atendimento recebido na Healize.

Carolina Cresciulo

Tenho 68 anos e há 2 anos atrás não estava bem, com o corpo todo enrijecido, fortes dores me impossibilitando de andar ou subir degraus, foi quando decidi experimentar o Pilates, foi a minha cura. Gostaria de dizer que o Pilates tem que ser muito bem orientado e bem acompanhado, o que encontrei na Healize, com uma profissional séria, competente e que está sempre se atualizando com cursos e estudos.

Aidir Maria