Texto por: Fabiana Hahmann – Psicóloga e Psicanalista O ano que passou, por conta da pandemia COVID-19, nos trouxe uma grande oportunidade para refletirmos sobre a consciência social e os valores da família. Apesar de todas as dificuldades advindas do isolamento social, dos medos e das inseguranças, muitas pessoas puderam vivenciar a rotina familiar como nunca […]
Texto por: Fabiana Hahmann – Psicóloga e Psicanalista
O ano que passou, por conta da pandemia COVID-19, nos trouxe uma grande oportunidade para refletirmos sobre a consciência social e os valores da família. Apesar de todas as dificuldades advindas do isolamento social, dos medos e das inseguranças, muitas pessoas puderam vivenciar a rotina familiar como nunca haviam feito antes.
O trabalho e o ensino remoto uniram casais, pais e filhos e irmãos, fazendo com que a antiga rotina da casa se transformasse e trouxesse grandes desafios. Dentre eles, como dividir o tempo entre trabalho e filhos, como dividir os espaços, como auxiliar na rotina escolar e, também, como ressignificar essas relações afetivas.
Muitos pais vivenciam uma rotina corrida, cheia de responsabilidades, na qual o tempo de qualidade com a família se torna raro e difícil de ser encontrado. Sendo assim, vale a pena repensar esses momentos e torná-los cheios de alegria e diversão. A diversão pode ser sim para todos, com um maior estreitamento desses vínculos.
Vale a pena pensar em uma programação leve, descontraída e adequada aos gostos e à faixa etária dos filhos. O importante é estar junto e que todos possam se engajar, aproveitando cada momento, desde a preparação e decisão das atividades, como os momentos em si. Não esqueçam de tirar muitas fotos e compartilhar com quem amam!
Quando programamos e fazemos atividades lúdicas em família, todos se beneficiam. Os vínculos afetivos são estreitados e muitas habilidades são desenvolvidas. Nada melhor do que se divertir junto, com muito amor e carinho. Aproveitem!