A amamentação é algo maravilhoso tanto para a mãe quanto para o bebê isso ninguém dúvida. Tanto fisiologicamente como emocionalmente, psicologicamente para ambos. A amamentação vai proporcionar o maior vinculo que o bebê tem com a mãe. Bebês amamentados tem muito menos alergia, obesidade, anemia, etc. E os benefícios da amamentação prolongada (até os dois […]
A amamentação é algo maravilhoso tanto para a mãe quanto para o bebê isso ninguém dúvida. Tanto fisiologicamente como emocionalmente, psicologicamente para ambos. A amamentação vai proporcionar o maior vinculo que o bebê tem com a mãe. Bebês amamentados tem muito menos alergia, obesidade, anemia, etc.
E os benefícios da amamentação prolongada (até os dois anos ou mais) conforme recomenda a OMS (Organização Mundial da Saúde) é indiscutível para mãe e para o bebê e ao contrário do que muitos falam por ai o leite materno nunca deixa de produzir nutrientes para os bebês.
Assim como tudo na vida, tem sua parte de dificuldade, o processo exige muita entrega da mãe, que precisa de uma rede de apoio para não desistir nas horas difíceis.
Muito tenho estudado sobre a amamentação prolongada e desmame, e para muitas, se não todas as mães, com o passar do tempo se torna um fardo a amamentação noturna por conta do bebê acordar muitas vezes, principalmente quando não consegue dormir sem estar no peito. Isso cada dia vai se tornando mais cansativo.
As mães pensam em desmamar definitivamente pelo cansaço, quando na maior parte das vezes somente o desmame noturno resolveria todo o problema. As mães podem em um determinado momento realizar o desmame gentil noturno e continuar a amamentação durante o dia livre e isso já tira o fardo das noites mal dormidas.
E quando é a hora de desmamar definitivamente? Como fazer? Como desmamar de forma gentil para que ambos não sofram com o processo?
O desmame gentil é o mais aconselhado em todos os casos de desmame, com menos traumas e menos sofrimentos.
Se você acha importante falar sobre esse processo, se está cansada de amamentar nas noites, se está decidida pelo desmame definitivo, contate-nos para saber como funciona!
Ana Paula Morais – Consultora em Amamentação
Leia também: