BLOG

Acupuntura e Ventosa no Esporte

Texto por: Andressa Maziero – Fisioterapeuta e Acupunturista Você sabia que a técnica chinesa tem sido cada vez mais usada no tratamento de lesões ligadas ao esporte e as atividades físicas? Cada vez mais os atletas amadores de plantão estão se beneficiando do método, ou seja quem corre, pedala, pega peso na academia, joga futebol, pratica […]

4 de março de 2021
ventosaterapia

Texto por: Andressa Maziero – Fisioterapeuta e Acupunturista

Você sabia que a técnica chinesa tem sido cada vez mais usada no tratamento de lesões ligadas ao esporte e as atividades físicas?

Cada vez mais os atletas amadores de plantão estão se beneficiando do método, ou seja quem corre, pedala, pega peso na academia, joga futebol, pratica crossfit ou qualquer outro esporte, convivem com dores e lesões que atrapalham o rendimento e muitas vezes levam ao afastamento de suas atividades.

 

Mais você deve se perguntar, como pequenas agulhas podem ser tão eficientes?

A base do procedimento é a endorfina, que está relacionada ao prazer e a diminuição da dor, tendo dois tipos de ação local e central. Assim, o sistema nervoso é estimulado a partir dos acupontos, gerando está resposta positiva no tratamento de diversas patologias.

A inserção da agulha estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos tecidos subjacentes, principalmente nos músculos. A mensagem gerada por esses estímulos segue pelos nervos periféricos, até o sistema nervoso central, medula e cérebro. Aí deflagra a liberação de diversas substancias químicas conhecidas como neurotransmissores desencadeando uma série de efeitos importantes como: analgésico, antiflamatorio e relaxante muscular, além da ação moduladora sobre as emoções e sobre várias outras funções orgânicas.

Os benefícios vão além do tratamento do local lesionado, tendo influência sobre a ansiedade e o sono, por exemplo, pontos cruciais na vida de um atleta, principalmente quando o mesmo está participando de uma competição.

 

Benefícios:

 

A técnica sendo feita regularmente, o atleta tem recuperação mais rápida do que aquele que não faz. Por ser uma técnica holística e natural, é muito indicado para evitar o uso de entorpecentes que são proibidos, principalmente em campeonatos de alta performance. Existem resultados positivos só com a acupuntura.

Claro que para um atleta que queira voltar a ativa de forma rápida, é indicado que associe a outras terapias e faça um acompanhamento com um especialista.  Tudo vai depender do esporte e da lesão gerada.

Quer receber mais conteúdos exclusivos semanalmente sobre assuntos como esse e outros? Preencha nosso formulário abaixo:

Depoimentos

Minha doula, Karen, que me mostrou que muitos “nãos” podem ser convertidos em um único “sim”. Aquele que terá valor para o resto de sua vida, como a fênix faz a mulher renascer das cinzas, que faz adormecer a mulher fragilizada, para dar espaço a mulher dona de si, do seu destino e mãe. E que fez tudo para que isso acontecesse de uma forma serena, cheia de luz e paz. Para você, querida, que foi meu porto seguro, que fez tudo e que viveu minha perda e tornou isso a maior conquista e descoberta da minha vida: Todo amor que houver nessa vida.

Marilene Pereira

A drenagem linfática sempre me ajudou desde antes da gestação, mas principalmente durante ela, quando os inchaços são mais constantes. Além disso, contar com uma profissional bem atualizada me deixa bastante tranquila em relação ao parto (Karen será minha doula), sem contar todo o acolhimento recebido.

Juliana Ferraz

Conheci a Pamela este ano e recebi um enorme benefício para meu corpo e minha saúde. Sua conduta é profissional de grande qualidade, dedicação e seriedade, sempre preocupada em estudar a saúde de cada paciente em particular. Indico sempre seu trabalho!

Liliana

Bem , conhecer a Karen foi um prazer para mim , Gio e nosso filho Pedro . Iniciamos o preparo perineal com ela no terceiro trimestre de gestação com uma consulta atenciosa e profissional na clinica Healize. Tive uma dedicação da Karen desde o primeiro contato, e eu mesmo sendo médica precisei de muitas informações para meu desempenho no parto. Mesmo com o preparo que nosso corpo nos dá para o parto , a massagem perineal e o uso do EPi nos deixaram seguras frente ao trabalho de parto. O Pedro nasceu de 39 semanas e 3 dias de parto normal sem ipisiotomia sem nenhuma laceração em meu períneo , isso nos deixou muito gratas com o atendimento recebido na Healize.

Carolina Cresciulo

Tenho 68 anos e há 2 anos atrás não estava bem, com o corpo todo enrijecido, fortes dores me impossibilitando de andar ou subir degraus, foi quando decidi experimentar o Pilates, foi a minha cura. Gostaria de dizer que o Pilates tem que ser muito bem orientado e bem acompanhado, o que encontrei na Healize, com uma profissional séria, competente e que está sempre se atualizando com cursos e estudos.

Aidir Maria