Por: Ana Paula Moraes A maternidade me veio muito cedo, aos 15 anos pra ser mais exata. Como foi tudo novo e difícil, como as mães adolescentes sofrem preconceitos! Se uma maternidade na vida adulta já são tantos desafios, imaginem na adolescência! Sejam empáticas com as adolescentes grávidas!!! Apesar de na adolescência também ser tudo […]
Por: Ana Paula Moraes
A maternidade me veio muito cedo, aos 15 anos pra ser mais exata. Como foi tudo novo e difícil, como as mães adolescentes sofrem preconceitos! Se uma maternidade na vida adulta já são tantos desafios, imaginem na adolescência! Sejam empáticas com as adolescentes grávidas!!!
Apesar de na adolescência também ser tudo muito mais leve, ainda assim tem suas dores e essas são iguais ou até mais intensas nessa fase, já que tudo é mais intenso…
A gestação vem com intuito de transformação independente da idade, quase nunca vem sem desconfortos, porque se transformar em mãe é difícil, dolorido e árduo! Física e emocionalmente.
Essa transformação vem cedo ou tarde, seja na gestação, no trabalho de parto ou no puerpério; ela vem mais cedo ou mais tarde, sendo dolorosa ou não. Fácil nunca é!
Quando nos tornamos mãe temos que deixar de lado nosso eu construído até hoje, muitas vezes um eu que custamos construir! Então vem uma criaturinha que nos bota de cabeça pra baixo e muda todos nossos planos, nosso casamento, nossos amigos; os programas não são mais os mesmos, tudo que acreditávamos ser bom para os filhos dos outros quando chega o nosso não é mais! Todas nossas certezas vão pelo ralo!
Não importa quantos anos você tenha, se é o primeiro, segundo ou décimo filho, a maternidade vem pra ser avassaladora e pra transformar você, mãe!
É muito enriquecedor ser mãe, apesar de tantos desafios, nos faz querer ser melhores sempre!
Eu gostaria de agradecer a cada mãe que passou pelo meu caminho.
Primeiramente, à minha mãe, que foi a melhor que eu poderia ter! A minha sogra que trouxe meu querido companheiro ao mundo, as minhas irmãs que muitas vezes cuidaram de mim como filha, e que me ensinaram um pouco sendo mãe de meus sobrinhos.
Eu já encontrei muitas mães maravilhosas nessa vida. Aliás, todas elas são! Cada uma ao seu modo, sempre dando o seu melhor por aquela vida.
Tenho uma gratidão sem tamanho de trabalhar com as mães hoje, de ver cada uma se transformar. E é pra vocês que falo hoje: parabéns!
É Preciso muita coragem para ser mãe, para enfrentar a vida por um filho, para abrir mão de noites de sono, carreira, e tantas outras coisas que eram importantes pra você e hoje são nada perto da grandeza de ter um filho nos braços! Parabéns pela coragem.
Sei quantas críticas e palpites você teve que enfrentar e ainda enfrentará; sei que você chorou muitas vezes com medo de errar, mesmo dando demonstração de tanta certeza para todos; sei que o medo nos acomete muitas vezes, pois essa é a única coisa que faremos na vida que não temos chance de errar. Mas, saiba que errando ou acertando sempre estamos fazendo nosso melhor e seu filho irá crescer sabendo que tem uma mãe humana, falha e que também erra muitas vezes sim, porém está sempre dando seu melhor, se superando a cada dia!
Imagine sua vida como era há pouco tempo e hoje como ela está.
Veja quanta transformação maravilhosa aconteceu, e como você se superou pra ser a melhor até agora! Sinta orgulho de si, de quem você se tornou e aceite a transformação que a vida lhe trouxe, ela está só começando.
Ana Paula é consultora em aleitamento da Healize